Verdade Chinesa

Por que Verdade Chinesa?

Acho interessante explicar o porque do blog se chamar Verdade Chinesa.
Apesar de fã do Emílio Santiago, confesso que foi na bela voz de Diogo Nogueira que ela passou dias na minha mente. Do nada, me pegava refletindo em seus versos e me perguntando: o que é essa tal de verdade chinesa com intenção de beijo doce na boca que o compositor tanto queria pra vida dele? No refrão, a pergunta sobre o que é a vida, sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha. Será que verdade chinesa não é isso? Questionar, instigar, querer saber? Se fosse, era exatamente assim que eu queria um blog. Nem mais, nem menos. Só uma simples verdade chinesa.
E o compositor continua se questionando sobre a vida. Será que ela é fazer o que o mestre mandou? É comer o pão que o diabo amassou? É perder o que ela tem de melhor? Tanta coisa a gente faz seguindo o caminho que o homem mandou e a cartilha que alguém ensinou. Mas o que é a vida, afinal?
Essas perguntas ressoam na minha mente constantemente. Quando eu resolvi tentar respondê-las aqui, era injusto usar outro nome. Assim, não prometo nada além da minha própria verdade chinesa. Ofereço os meus próprios questionamentos, as minhas próprias opiniões. Que podem não ser justas, que podem até mesmo não ser coerentes. Pra mim, cada um tem sua própria verdade chinesa. Leiam, opinem, questionem. Meu, deixo a vontade de que você sente, leia, se acomode e se sinta em casa. Discordem. No fim, por mais clichê que seja, a verdade chinesa universal é uma só: o que realmente vale, não é a opinião que eu vou dar aqui ou a sua. O que realmente vale é o amor que a gente tem no coração.


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Essa verdade chinesa também me intriga. Adoro a composição dessa musica. Temos tantas verdades em nossas vidas.

      Excluir
  2. Em algumas partes da China, não aceitam mentiras ou meias verdades, aí se criou esse ditado popular "verdade chinesa", que significa verdade absoluta, que não tem meio-termo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , exatamente verdade absoluta, verdade relativa é a meia luz.

      Excluir