Verdade Chinesa

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bons ladrões

O ladrão que furta para comer, não vai, nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta esfera. [...] Não são só ladrões, os que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa: os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. — Os outros ladrões roubam um homem: estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco: estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam. 
Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. 
Pe. Antônio Vieira


Não tenho como colocar aqui os nomes de todos os políticos brasileiros, conhecidos também como bons ladrões. Pra quem não sabe, o Senado Federal possui 81 representantes. A Câmara dos Deputados 513 (!). O número de vereadores varia de cidade para cidade, de acordo com o número de seus habitantes. Há ainda prefeitos, governadores, suplentes e assessores. Deixo a você, leitor, o texto de Vieira e a decisão de pensar nos bons ladrões que quiser. Comente, cite seus nomes. Mas saiba, desde já, que há bem mais ladrões do que nossas prisões jamais poderão suportar. E elas estão cheias de piratas.

Um comentário:

  1. "Acredito na palavra ou na metralhadora, revolução verbal ou a aterrorizadora"
    Além da simples escrita e de deixar nossas opiniões contra a politica deste país,deveríamos agir, o sistema está além de tudo isso, mas voce quer realmente a mudança ? Estás preparado para morrer sem reconhecimento ? então esta é a hora.

    ResponderExcluir