Verdade Chinesa

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Monsanto - Entre o agente laranja e o marketing verde

A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de biotecnologia e agricultura. Você pode até não conhecê-la ou não ter ouvido falar dela, mas os vietnamitas conhecem. Foi a Monsanto a responsável pela distribuição do agente laranja, desfolhante utilizado pelos EUA na Guerra do Vietnã, entre 1959 e 1975. Enquanto os vietnamitas conheciam bem a área, os americanos tinham dificuldade com a densa vegetação, o que foi a principal estratégia (se é que pode se chamar isso de estratégia) do pequeno país asiático, que acabou conquistando a vitória. 
Se ela foi barata? Claro que não. Anos depois, foi confirmado altos teores de dioxinas cancerígenas nos herbicidas utilizados no agente laranja. 4,8 milhões de pessoas foram expostas pela guerra promovida pelos Estados Unidos e pela insensibilidade da Monsanto. Crianças pagam, até hoje, o preço de uma guerra que nem viveram. Consequentemente, a incidência de crianças com câncer ou com má formações congênitas no Vietnã é a mais alta de todo o mundo.
Com um passado tão tenebroso, era de se esperar que a Monsanto pagasse suas indenizações e se retirasse do mercado. O governo americano e a Companhia indenizaram soldados americanos contaminados, mas nunca assumiram a responsabilidade pelos vietnamitas. Se retirar do mercado? Nem pensar. 
Ainda assim, esperava um caminho no mínimo discreto da Companhia. Por isso, qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma publicidade verde da Monsanto na Semana Internacional do Meio Ambiente. Faz-me rir. Essa publicidade ridícula da empresa, que de santa não tem nada, tenta apenas encobrir todo o mal já submetido a milhões de inocentes. Como? Com uma suposta preocupação com o meio ambiente e com um mundo sustentável. Essa estratégia de marketing, denominada greenwalsh, seria fofa, se não fosse tão ridícula e irônica. Mil propagandas jamais apagarão o passado da empresa, que deveria ter seguido o próprio conselho. Afinal, não deveria a Monsanto ter cuidado da árvores? E não deveria também não ter metido o pé na jaca? Por fim, antes de tentar ajudar o mundo, seria interessante se a Monsanto ao menos se importasse conosco. Somos pessoas. E são as pessoas que cuidam e que tentam mudar o mundo.

Utopia

"A utopia está no horizonte. Nos aproximamos dois passos, ela se afasta dois passos. Caminhamos dez passos e o horizonte se afasta mais dez. Por mais que caminhemos, jamais alcançaremos. Então para que serve a utopia? Simples. Para caminhar."

Fernando Birri