O país está em choque. A maior tragédia da história do Brasil aconteceu em Santa Maria, RS. O incêndio da boate Kiss, na madrugada de domingo (27/01), abalou milhões de brasileiros. Foram 231 mortos e inúmeros feridos, entre eles, jovens formandos e universitários, que infelizmente, jamais chegarão a fazer parte do futuro do país.
Não quero falar sobre as vítimas ou sobre os vilões. Que a tragédia merece comoção e que a cidade de Santa Maria merece apoio e ajuda não há como negar, é um fato incontestável. Mas enquanto essa tragédia acontecia, outro fato, no mínimo interessante, ia ganhando espaço nas redes sociais. Os nordestinos estavam sendo alvo de piadas de cunho preconceituoso e sendo inferiorizados em uma das maiores redes sociais da web, o twitter, por conta de uma suposta inferioridade na comparação com outras regiões, como o Sudeste e o Sul.
Que paralelo eu quero fazer com os dois fatos? Todos os anos, a região Nordeste é atingida com a trágica seca, que assola o gado e causa fome entre a população. A estiagem de 2012-2013 já é considerada a pior dos últimos 40 anos. Nos últimos dias, a região foi presenteada com chuva. Se a média pluviométrica do Nordeste se estabilizar, e se um novo período de seca não recomeçar, demoraremos 10 anos para recuperar totalmente os municípios afetados e as áreas prejudicadas. E enquanto a tragédia em Santa Maria é tratada com toda a atenção e comoção que de fato merece, a seca nordestina é tratada com descaso - e pior, como piada.
4,8 toneladas de doação já foram enviadas para ajudar os afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, nem dois dias depois do ocorrido. Em 2008, todo o país se juntou para auxiliar os atingidos pelas enchentes em Santa Catarina. Todo o país, e não somente São Paulo ou o Rio Grande do Sul. A República Federativa do Brasil colaborou. Que se faça a unidade novamente agora, e que a população de Santa Maria seja ajudada. Mas que a unidade valha também para o Nordeste, e que a inércia com relação a seca seja substituída por auxílio. Será que somos todos um apenas em Copa do Mundo e quando lhes é conveniente? Afinal, alguém rejeitou algum donativo que foi mandado pelos nordestinos? Que o pau que se dê em Chico se dê também em Francisco. Que a mão que se estende a Chico se estenda também a Francisco. E que Chico possa perceber, finalmente, que ele e Francisco são apenas um.